Amigas do Peito

Estética e amamentação (pintura dos cabelos,  Peitos de tamanho diferentes, ginástica, emagrecimento)

BELEZA AMAMENTANDO

A experiência com a amamentação do ponto de vista natural, deveria ser uma prática bem tranquila e com sucesso.  Acontece que a amamentação não é apenas uma questão natural, é também uma questão emocional e cultural.   Por isso, como qualquer nova experiência requer muita observação, paciência, e persistência. 

Muitas vezes depois do nascimento do bebê, nem nos encontramos! Não achamos nossa pessoa de tantas novas tarefas que vemos pela frente. E ao nos vermos no espelho.... podemos ficar até assustadas. Mas não é necessário nos tornarmos bruxas para sermos boas mães. Nossa família agradece quando nos arrumamos e nos sentimos bem e bonitas.

Algumas mulheres desejam pintar os cabelos mas temem que faça mal durante a amamentação. Claro que não é recomendado o uso de tinturas que contenham metais  tóxicos e pesados como mercúrio e chumbo, nem substância que deixam resíduos tóxicos. Mas o uso de tinturas naturais, a base de ervas, costumam ser utilizadas mesmo durante a gravidez. Na verdade, o que se deve evitar é o contato direto destas substâncias com o bebê, que tem pele mais sensível.

O retorno aos exercícios físico pode ser no seguindo mês após o parto normal, com esforços moderados para não deixar a mãe cansada demais e diminuir a produção. Exagerar em exercícios e dietas para voltar a ter o corpo de antes pode ser uma forma de estressar demasiadamente a mulher durante a amamentação. Equilíbrio entre a alimentação, exercícios é o recomendável. A própria amamentação se encarrega de fazer a mãe que se alimenta corretamente, voltar ao seu peso.

O que temos que estar alertas é para o culto exagerado à forma. Podemos ficar com algumas estrias e alterar a forma de nosso corpo, mas isto podemos considerar, orgulhosamente, como o troféu que ganhamos por nosso privilégio de ter tido um bebê dentro de nós, por sermos mães.

 

Gerar, parir e amamentar, que privilégio este nosso!

 

PEITOS de tamanho diferentes, murchos.

Alguns bebês demonstram preferência por um dos lados.  Como já temos  realmente uma mama diferente da outra ainda mais a preferência do bebê .... achamos a causa de  apresentarmos tamanhos  diferentes nos peitos durante a amamentação. 

Primeiro que tudo é importante saber que os peitos voltam aos seus tamanhos de antes da gravidez, e  alguns podem  diminuir discretamente. Também não é a amamentação prolongada que deixa o peito mais macio e por vezes caído. É o desmame repentino que faz isto,  não permitindo o retorno da gordura entre as glândulas mamárias (que é o que dá a forma mais  arredondada  das mamas).

Mamando um peito só, como contornar?

Podemos tentar amamentar colocando o bebê por  baixo do braço, como se fosse uma  bisnaga de filme francês. Alguns pegam bem o peito e  passam a mamar os  dois  sem problemas. Outros são mais difíceis de engambelar e não aceitam mesmo. O jeito e ir levando, ordenhando e  até doando este leite, sabendo que depois tudo volta ao normal.

 

Ginástica e emagrecimento amamentando

A Amamentação e cuidar de um bebê no dia a dia já são uma ginástica, e  tendem a emagrecer a mulher.  Aliás o ganho de peso durante a gravidez é  reserva para os dias de produção de leite.  O que acontece é que muitas vezes  o ganho e peso foi muito além do necessário e a mulher  se sente pesada e  com dificuldade de exercer  as tarefas do dia a dia. Claro  que num parto normal a mulher está bem e pode ir exercendo  a cada  dia uma tarefa das  que lhe  são comuns. Bom senso, cuidado consigo e observação  para  como próprio corpo dizem quando  e qual o exercício que já pode ser feito. Quem ajudou no parto e que conhece o organismo da mãe  pode auxiliar  e   orientar nesta volta a atividades.

A dieta que se recomenda neste período é a menos restritiva possível,  rica e variada sem excessos de gorduras e massas para não sobrecarregar mais ainda a mulher com aumento de peso, mas o suficiente para manter a energia. Os líquidos é que fazem bastante falta neste período e sem beber o suficiente pode haver até diminuição do leite em sua quantidade, uma observação no caso de suar muito ao fazer exercícios ..... aumentar a ingesta de líquido, desidratar diminui o leite.

O que se observa é que em uma ano de amamentação e sem alimentação  excessiva  a mulher volta  ao seu peso anterior.