Amigas do Peito

Compressas

Compressas

Nos dias seguintes ao parto é frequente a apojadura dolorosa que vem a  ser o enchimento demasiado dos peitos com a produção e descida do leite.

Pode acontecer de haver febre e se os peitos não forem esvaziados e acontecer também de empedrar o leite dentro do peito.

A Ordenha Manual é super bem indicada nestes casos, já que tudo fica muito sensível. A própria mulher ordenhando seu peito facilita e evita mais dor do  que a que já está sentindo, muitas vezes , nesta hora indicam compressas.

É importante sabermos como funcionam as compressas.

  • Na temperatura ambiente:

Serve para “acalmar” o peito  muito cheio, pode  ter um pouco de bicarbonato ou sal, ou mesmo um chá  de ervas calmantes. “Rouba” calor  pela pele do peito que está quente e avermelhada, muitas vezes. Se for usada, logo depois é importante que o peito seja ordenhado para aliviar.

  • Gelada:

Serve para diminuir a produção se utilizada depois de uma ordenha e por pouco tempo (não mais que 10 minutos). Quando usada sobre o peito muito cheio pode causar dor pela  contração dos ductos com leite dentro.

  • Quente/ Morna:

Aumenta o fluxo de sangue no local  e dilata os ductos. Ajuda inicialmente na ordenha, mas promove aumento da produção de leite logo após. Assim é preciso ser cuidadosa ao usar em  peitos  empedrados. Mais comumente é utilizada para ordenhar para armazenamento ou para ajudar no aumento de produção durante a mamada.