Amigas do Peito

É muito comum a angústia das mães nesse momento de separação. Realmente ela é dolorida, pois na hora que a relação está ficando cada vez mais forte, mais amorosa, mais descontraída é, então, que temos que voltar ao trabalho. Mas lembremos que o fato de voltar a trabalhar não impede continuar amamentando. As mães poderão retirar o leite, colocá-lo na geladeira por 24 horas, ou armazená-lo no freezer durante 30 a 45 dias (se for freezer separado da geladeira) para que outra pessoa possa dá-lo (de preferência no copinho ou na colher) na sua ausência.

De preferência, devemos congelar na quantidade que vai ser usada, pois uma vez descongelado esse leite não poderá ser congelado novamente. Essa quantidade varia de acordo com cada bebê, pois há que ser observado sua idade e seu biotipo (pode-se trocar idéias com o pediatra sobre isso).

O leite pode ser retirado do freezer 12 horas antes do aquecimento e deixado na geladeira. Para aquecer o leite, ferva a água, desligue o fogo e coloque o recipiente com o leite dentro desta água para o aquecimento normal. A mãe também, se possível, deverá ordenhar o seu peito durante sua jornada de trabalho e assim transportá-lo de volta à casa num isopor. No período em que estiver fora, deve procurar tirar o leite pelo menos de 3 em 3 horas, ou pelo menos massagear as mamas. Assim ela mantém o estímulo necessário para a produção do leite. Sempre que estiver em casa com o bebê, procure oferecer o peito à vontade.