Amigas do Peito

1. Novidades - Amigas no Fórum Social Mundial - Biblioteca Virtual em Saúde!  2. Conversando sobre amamentação - Paternidade  3. Rede de Apoio  4. Lojinha  5. Encontros  6. Expediente

1. Novidade - Amigas no Fórum Social Mundial - Biblioteca Virtual em Saúde!

* As Amigas estiveram no V Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e realizaram uma mesa redonda com o tema “Amamentação, Cultura e Ecofeminismo”. Um dos pontos vistos foi a incoerência das propostas da Organização Internacional do Trabalho, que regula a licença maternidade de 12 semanas, e da Organização Mundial de Saúde, que preconiza seis meses de amamentação exclusiva.

O assunto mais amplamente discutido foi a Ecologia da includência, feminina, acolhedora, que cuida dos seres, do ambiente, dos corpos, de si, da Terra, como uma forma amorosa de atuação no nosso planeta. A amamentação foi vista dentro das questões estéticas, da beleza do ato de amamentar, do ato de cuidar e preservar a beleza do mundo que nos cerca, das questões étnicas, independentemente da cor de nossa pele.

A amamentação foi colocada como garantia de qualidade de vida e, muitas vezes, de sobrevivência de cada ser humano. Questões de gênero foram desprezadas e focalizou-se a criança que mama – independentemente de ser menino ou menina –, dentro das questões de segurança alimentar, do direito humano, das políticas e das questões econômicas; afinal, leite de mãe não tem preço!

Texto resumo da mesa redonda Amigas do Peito, passado por Maria Lúcia Futuro.

* A Biblioteca Virtual em Saúde - Aleitamento Materno, BVS-AM, produzida por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, pretende abordar os diversos temas relacionados à amamentação, como doação de leite e nutrição, visando fortacelecer a promoção do aleitamento infantil, o apoio à gestão dos Bancos de Leite e o combate à fome e à mortalidade infantil.

Diversas instituições são citadas no site, inclusive as Amigas do Peito, que têm, dessa forma, seu trabalho reconhecido por mais um veículo. Na página da BVS-AM, há um link para a nossa home page. Para conferir, é só clicar no nome “Amigas do Peito”, na coluna da direita da tela, na seção “Destaques do Mês”.

2. Conversando sobre amamentação - Paternidade

* “Como o pai pode participar dessa fase, que deve durar até os seis meses de idade, de forma exclusiva, e até pelo menos dois anos, como complemento alimentar?

Em primeiro lugar, o pai ajuda muito quando não atrapalha! Infelizmente, é comum, nos relatos das reuniões dos grupos de apoio das Amigas do Peito, histórias de pais com ciúmes da intimidade do bebê com a mãe, que não querem que sua mulher amamente porque acreditam que seus peitos vão cair ou porque a querem mais disponível sexualmente.

Mas, além de não atrapalhar, como o pai pode ajudar? Nas primeiras semanas de amamentação, é fundamental que o pai dê apoio emocional a sua mulher para amamentar. Nessa fase decisiva, muitas vezes as mulheres se sentem inseguras – “será que vou ter leite?”, “será que o bebê está bem alimentado?” –, e o apoio do marido é fundamental. Ele deve dar esse apoio não apenas por ser “bonzinho” e gostar de sua mulher, mas por compreender que a amamentação é a melhor alternativa para seu filho.

(…) É claro que muitas outras possibilidades de participação efetiva do homem na criação do filho, e especificamente no auxílio à amamentação, são possíveis. Quis aqui apenas transmitir parte de minha experiência pessoal e, com isso, ajudar outros pais e mães.”

Celso Castro, pai

(Versão integral do texto disponível em www.amigasdopeito.org.br)

* Na seção “Conversando sobre amamentação” do nosso site, há várias dicas novas. Confira!

3. Rede de Apoio

* Para quem ainda não participou da nossa Rede de Apoio e gostaria de ajudar, as Amigas do Peito recebem doações de qualquer valor no Banco Bradesco, agência 3019-8, conta corrente 44109-0. Caso queira colaborar de outra forma, entre em contato com a nossa sede.

* Há uma nova maneira de participar: doando um computador (novo, antigo ou recauchutado, desde que em bom estado de funcionamento). Em fevereiro, um dos nossos - essenciais para a confecção e o envio dos boletins, para a comunicação com as mães e para a rotina de atendimento - parou de funcionar.

* A causa das Amigas do Peito vem ganhando cada vez mais adeptos. Muito obrigad@ a todos os colaboradores por todo tipo de apoio que temos recebido!

4. Lojinha

* A lojinha está com diversos produtos para você, seu filhote ou para presentear alguém especial. O destaque deste mês aqui no Boletim Peito Aberto é o macacãozinho de bebê com a frase “Movido a leite materno”. Fica uma graça nas crianças e ainda passa uma mensagem “politicamente correta”. Confira no site as diversas cores!

5. Agenda

* As Amigas do Peito lembram que no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas nós, não só por esse dia, mas por todas as conquistas!

Encontros:

* Grupo de Botafogo: sexta-feira, 4 de fevereiro, 10h, na Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134, próximo ao Metrô e com estacionamento grátis. (Reuniões mensais toda primeira sexta-feira do mês, às 10h).

* Grupo da Tijuca: terça-feira, 22 de fevereiro, 14h, na Igreja dos Capuchinhos, Rua Haddock Lobo, 266.

Outra Entrada: Rua Alberto de Siqueira, 29. (Reuniões mensais todas as segundas e quartas terças-feiras do mês, às 14h).

* Grupo de Santa Teresa: quinta-feira, 17 de fevereiro, 9h, no Museu Casa de Benjamin Constant, Rua Monte Alegre, 255. (Reuniões mensais toda terceira quinta-feira do mês, às 9h).

* Grupo de Niterói: sábado, 18 de fevereiro, 9h, na Biblioteca Infantil do Campo de São Bento, em Icaraí. (Reuniões mensais todo terceiro sábado do mês, às 9h).

* Grupo da Gávea: sexta-feira, 25 de fevereiro, 14h, no Solar Grandjean de Montigny, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Rua Marquês de São Vicente, 225. (Reuniões mensais toda última sexta-feira do mês, às 14h).

* Nos encontramos por lá!

6. Expediente

* Colaboraram nesta edição Karina Kuschnir, Maria Alice Nogueira, Maria Lúcia Futuro, Luiza Margem (estagiária) e Juliana Petruccelli (estagiária). Obrigada!

 

 Esse post foi publicado de terça-feira, 1 de fevereiro de 2005 às 15:27